Monsanto – verdades e mentiras sobre os transgênicos

  • Categoria do post:Entrevistas

O uso de transgênicos pode ser a solução para acabar com a fome no Mundo. A idéia foi defendida pelo vice-presidente da Monsanto, Jerry Steiner, em entrevista recentemente cedida ao jornal espanhol El País. O empresário defende a imagem da empresa, afirmando que a Monsanto é uma entidade preocupada com o meio-ambiente, e ressalta que os agricultores de todo mundo utilizam as sementes transgênicas por opção e não porque são forçados a isso.A Radioagência NP entrevistou dois especialistas no assunto, utilizando como base para as perguntas, as…

Continue lendoMonsanto – verdades e mentiras sobre os transgênicos

Os liberais e a fragilidade do capitalismo

  • Categoria do post:Artigos

Com a crise do mercado financeiro, surpreendentemente, economistas e jornalistas liberais passaram a defender a interferência do Estado na economia capitalista. Contraditoriamente ao seu discurso clássico, marcado pela apologia do livre mercado como único regulador da economia, os liberais defendem a ajuda financeira do Estado aos bancos e empresas em estado falimentar. Teriam os liberais revisto suas teorias, analisado seus equívocos e modificado suas posições? Trata-se de uma crise do capitalismo ou do liberalismo?Até bem pouco tempo, sequer a palavra “capitalismo” era mencionada no discurso político dominante…

Continue lendoOs liberais e a fragilidade do capitalismo

Agricultura familiar e sustentabilidade ambiental

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli   A agricultura familiar é constituída por famílias de agricultores que com o seu próprio trabalho vêm produzindo alimentos. São duas características importantes a destacar: a) na agricultura familiar é o próprio trabalho da família que é responsável pela geração de valor, diferente da agricultura patronal, na qual há uma relação típica de exploração de trabalho alheio de empregados ou trabalhadores assalariados; b) a agricultura familiar é responsável pela maior parte da produção de alimentos, principalmente por sua característica de integrar a produção e…

Continue lendoAgricultura familiar e sustentabilidade ambiental

A dimensão educativa da agroecologia na agricultura familiar – Parte I

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli   Considerando a existência de uma dualidade da agricultura familiar, ou seja, a interação entre produção e consumo, pode ser percebida uma crescente atenção dos pequenos agricultores com relação à qualidade dos alimentos e suas conseqüências à saúde da família. Essa tendência, empiricamente observável em experiências de produção orgânica no Brasil, pode ser interpretada como reflexo de uma consciência ecológica desses agricultores? Nesse sentido, estaria a agroecologia cumprindo um função educativa na agricultura familiar? A relação entre produção de valor e necessidades humanas, contraditória…

Continue lendoA dimensão educativa da agroecologia na agricultura familiar – Parte I

MARXISMO E CRISTIANISMO

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli   A teoria marxista surgiu da reflexão crítica e científica sobre os mais importantes movimentos de trabalhadores surgidos na história e é, sem dúvida, a teoria mais relevante para entender a economia capitalista e a possibilidade de libertação dos oprimidos. Iniciado pelo filósofo alemão Karl Marx, o marxismo continuou sendo desenvolvido e aperfeiçoado por outros pensadores, como Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, Wladimir Lênin, Léon Trotski, Antônio Gramsci, Georg Luckács, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Ernst Bloch. A maior vantagem do marxismo, como teoria, é…

Continue lendoMARXISMO E CRISTIANISMO

A dimensão educativa da agroecologia na agricultura familiar Parte II

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli   A tecnologia nao é neutra. A sua forma e difusão é conseqüência de um processo social fundamentado em relações de poder associadas a interesses econômicos e socio-culturais. Por isso, entendemos que a questão da tecnologia agrícola não pode, de forma alguma, ser vista como solução isolada e sim como um problema socio-político, imbricado com as relações de produção dominantes. A agroecologia pode ser entendida como uma reação às conseqüências negativas da aplicação das assim chamadas teorias modernizadoras especialmente nos países mais pobres e…

Continue lendoA dimensão educativa da agroecologia na agricultura familiar Parte II

A atualidade de Marx para o debate ambiental

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli

 

   

Karl Marx contribuiu decisivamente para o progresso do debate sobre a relação entre economia e natureza, ao interpretar a acumulação capitalista através das suas contradições sociais, ao contrário da concepção clássica liberal, baseada restritamente nas limitações naturais. De acordo com as análises de Marx, a continuidade do modo de produção capitalista, orientado, prioritariamente, pela maximização dos lucros, conduz, tendencialmente, a uma crescente exploração, alienação e expropriação da força de trabalho, por um lado, e, por outro, à deteriorização da base de produção econômica, da fonte da riqueza, ou seja, da natureza. Como esse debate evoluiu no decorrer dos tempos? Qual é a atualidade do pensamento marxiano diante da crise ecológica mundial? É essa a abordagem do presente texto, que se insere no debate teórico e político da obra de Marx e do marxismo contemporâneo.

Ao contrário dos liberais, Marx não concebe a natureza como fonte ilimitada de matérias-primas e nem como recurso gratuito. A natureza não gera valor de troca, porém, ela é a fonte do valor de uso (MARX, 1983a: 58; 1962: 51). Para Marx, os seres humanos e a natureza se encontram numa relação de reciprocidade, conforme descrição nos Manuscritos econômico-filosóficos de 1844:

O ser humano vive da natureza significa que a natureza é seu corpo, com o qual ele precisa estar em processo contínuo para não morrer. Que a vida física e espiritual do ser humano está associada à natureza não tem outro sentido do que afirmar que a natureza está associada a si mesma, pois o ser humano é parte da natureza (MARX, 1968: 516)[1].

(mais…)

Continue lendoA atualidade de Marx para o debate ambiental

Desafios da prática de ensino de Filosofia no Ensino Fundamental – Parte II

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli   O principal momento de nossa prática foi a abordagem crítica da organização da turma, o que motivou a participação de praticamente todos os alunos nas discussões e culminou com algumas mudanças de atitudes. Para fortalecer nosso espaço de discussão de valores e atitudes da turma, constituímos um Conselho de Alunos e estabelecemos critérios para a continuidade e avaliação das aulas, para a definição de notas e das formas de agir diante dos que se manifestavam contrariamente ao conjunto da turma e aos objetivos…

Continue lendoDesafios da prática de ensino de Filosofia no Ensino Fundamental – Parte II

Desafios da prática de ensino de Filosofia no Ensino Fundamental – Parte I

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli   Os desafios da atualidade exigem cada vez mais criatividade e dinamicidade dos trabalhadores em educação, de forma que a reflexão da prática educativa pode ser compreendida como princípio edificador de mudanças. Nesse sentido, nos propomos a refletir nossa experiência prática realizada com alunos de 8ª. Série do Ensino Fundamental, em escola privada, na cidade de Santa Rosa – RS. Ao invés de compreender a Filosofia como uma disciplina de conteúdo e programa restrito, procuramos construir uma compreensão nova para o exercício de sua…

Continue lendoDesafios da prática de ensino de Filosofia no Ensino Fundamental – Parte I

Refletindo sobre a prática de ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma experiência no ensinar a pensar

  • Categoria do post:Artigos

Antônio Inácio Andrioli   O presente texto é resultado de uma experiência de regência de classe com a disciplina de Filosofia em Escola de Ensino Médio, na cidade de Santa Rosa, Estado do Rio Grande do Sul. Na época, um conjunto de questões estava emergente e, como não tínhamos referências de uma prática já existente, que fosse coerente com as nossas expectativas, na qual pudéssemos basear nossa ação, fomos desafiados a construir uma proposta que pudesse ser adequada à realidade local. Durante a elaboração da proposta de…

Continue lendoRefletindo sobre a prática de ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma experiência no ensinar a pensar