Você está visualizando atualmente Andrioli movimenta campanha internacional que arrecada recursos para famílias despejadas em Pinhão-PR

Andrioli movimenta campanha internacional que arrecada recursos para famílias despejadas em Pinhão-PR

Nesta quinta-feira (14), o vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Andrioli, regressou à cidade de Pinhão, centro Sul do Paraná. A atividade, desta vez, foi dar uma boa notícia às famílias do Vale do Alecrim que, em dezembro de 2017, tiveram seus lares e direitos humanos violados por uma ação truculenta de despejo. A intervenção federal foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido de uma indústria madeireira da região. Dezenas de famílias foram desalojadas e feridas em seu prospecto de vida.

Na oportunidade, o Conselho Comunitário da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul manifestou repúdio e solidariedade às famílias e Andrioli passou a acompanhar o caso em nível local e internacional. Ele comenta que a moção do Conselho de Campus foi traduzida para a língua Alemã e foi encaminhada para instituições ligadas à defesa dos direitos humanos com um relato do caso. “Neste dia eu estava retornando da Alemanha, onde estava cumprindo agendas internacionais. Absolutamente chocado com a situação, também enviei fotos, vídeos e relatos a todas as instituições as quais visitei. A ação teve repercussão, como a matéria publicada pela Aktion Gen-Klage tem o seguinte título: Dia Internacional dos Direitos Humanos / 10.12.2017 “Feliz Natal para nós! Feliz Natal no Brasil? Infelizmente não”.”, explica.

Em 2018, Andrioli voltou à Europa para um ciclo de palestras e pesquisas. “Ao final de minhas palestras eu fiz relatos sobre a situação das famílias de Pinhão. Isso ensejou uma campanha de doação. A Casa do Brasil em Munique recebeu as doações e as repassou para o Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (CAPA)”, aponta Andrioli.

A campanha arrecadou 12.118, 00, cerca de R$54 mil reais. A atividade desta semana, na comunidade, foi o encaminhamento coletivo do uso dos recursos. As famílias decidiram utilizar para compra de material de construção, definido como prioridade para reconstruir suas casas. Os valores serão distribuídos paritariamente.

Participaram da reunião Jhony Luchmann, representando o Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (CAPA) do município de Marechal Cândido Rondon-PR, e Talita Slota Kutz representando o CAPA do município de Vere-PR, Angela Muller, agricultora e coordenadora da parceria entre agricultores da Bavária (Alemanha) e Paraná (Brasil) e, ainda, Elemar Cezimbra e Nelson Pretto, representantes do MST (Movimento dos Agricultores Sem-Terra).