Professor da UFFS é homenageado em evento no Assentamento 8 de junho

Professor buscou recursos para reconstruir e ampliar o pavilhão da comunidade

A imagem apresenta o professor Antônio Andrioli falando com a comunidade da Associação 8 de Junho

A Associação do Assentamento 8 de junho promoveu no último domingo (14) uma homenagem ao professor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, pelo auxílio na busca de recursos para reparar danos provocados por um vendaval ocorrido em 2019, em que vários imóveis foram danificados, além de propriedades e o barracão do assentamento. No assentamento 8 de junho é onde fica localizada a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. 

Com a situação ocorrida no assentamento, o professor Andrioli, através de diálogo com entidades na Alemanha, obteve uma sinalização positiva para a concessão de apoio financeiro para a reconstrução do barracão danificado. Essa ajuda de custo concretizou-se e os reparos foram realizados, assim como melhorias no local: a troca de telhado, ampliação de banheiros, e reboco de paredes.

Segundo o presidente da Associação do Assentamento 8 de junho, Ivo Amorim, com a implantação do campus dentro de uma área de assentamentos, a comunidade acadêmica criou um vínculo de parceria e preocupação com o bem-estar da comunidade. “Isso tem auxiliado muito nossa associação e tem sido uma forma de conhecimento recíproco entre universidade e assentamento”, afirmou. 

Andrioli enfatizou que essa ação integra uma série de campanhas de arrecadação de recursos, iniciadas com o intercâmbio de organizações e pesquisadores da Alemanha, que visitaram a UFFS e propriedades de agricultores assentados na região. Esses projetos de solidariedade internacional têm contribuído para fortalecer as organizações e os movimentos sociais da região de abrangência da UFFS, neste caso específico, para auxiliar na reconstrução dos espaços destruídos pelo vendaval.

Link da matéria